Sustentabilidade
Previous
Next
Com sucesso evidenciado no Brasil e no mundo, o Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e o Better Cotton Initiative (BCI), foram implementados em Mato Grosso do Sul com muito êxito. Tem como fundamento o incremento progressivo das boas práticas sociais, ambientais e econômicas nas fazendas produtoras de algodão. Visa atender os princípios do desenvolvimento sustentável, com ênfase à:
- Regularidade nas relações trabalhistas e no cumprimento das normas de segurança do trabalho;
- Proibição da utilização de mão de obra infantil e da prática de trabalho forçado ou análogo a escravo, trabalho degradante ou indigno;
- Proibição de discriminação de pessoas;
- Liberdade de sindicalização e apoio à negociação coletiva entre os sindicatos laborais e patronais;
- Proteção legal e preservação do meio ambiente e a aplicação das boas práticas agronômicas na produção do algodão sul-mato-grossense;
O programa cumpre a missão junto ao cotonicultor de Mato Grosso do Sul, através de visitas orientativas periódicas dos técnicos da associação nas propriedades. A avaliação de conformidade dos critérios socioambientais nas propriedades é feita através da aplicação do checklist VDP (Verificação e Diagnósticoda Propriedade), e com o objetivo de CERTIFICAR a produção de algodão, é aplicada a VCP (Verificação para Certificação da Propriedade).
O trabalho desenvolvido no Estado tem trazido ganhos diretos e indiretos ao produtor com a preservação e a melhoria da imagem socioambiental das propriedades. Cumprimento da legislação e a abertura de novos mercadores para o ALGODÃO RESPONSÁVEL DE MATO GROSSO DO SUL.