Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa
ALGODÃO PELO MUNGDO #16/2025 25/04/2025
Destaque da Semana 1 – Cotações atingem maiores níveis desde dezembro/2024. Embora nada tenha sido oficialmente anunciado, os mercados foram impulsionados por rumores e declarações sinalizando uma possível trégua na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
Destaque da Semana 2- Nesta semana, Abrapa e Anea realizam uma importante missão ao Mercado Europeu . Mais informações abaixo.
Algodão em NY – O contrato Jul/25 fechou nesta quinta 24/abr cotado a 67,17 U$c/lp (+3,0% vs. 17/abr). O contrato Dez/25 fechou em 70,37 U$c/lp (+2,8% vs. 17/abr).
Basis Ásia – Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 925 pts para embarque Abr/Mai-25 (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 24/abr/25).
Altistas 1 – O presidente Trump comentou recentemente sobre a tarifa de 145% imposta às importações da China, dizendo que a taxa “ será reduzida substancialmente ”, embora “não chegará a zero”.
Altistas 2 – Além disso, o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que o atual impasse tarifário com a China é “insustentável”, reforçando a expectativa de uma possível trégua na guerra comercial.
Altistas 3 – Investidores reagiram com otimismo à possibilidade de redução de tensões entre as duas maiores economias do mundo.
Baixistas 1 – A China negou oficialmente que haja negociações em andamento . O Ministério das Relações Exteriores do país classificou as notícias sobre um acordo como “fake news”.
Baixistas 2 – Apesar da negação, o governo chinês estaria estudando a possibilidade de isentar alguns produtos dos EUA de suas tarifas, como equipamentos médicos e produtos químicos — o que pode ser interpretado como um gesto de aproximação .
Baixistas 3 – A maior preocupação do setor continua sendo entender como lidar com os efeitos do “tarifaço” sobre o comércio de têxteis e vestuário para o maior mercado consumidor do mundo.
EUA 1 – Chuvas beneficiaram lavouras nas regiões do Delta e no estado do Texas, melhorando os níveis de umidade do solo, embora mais precipitação ainda seja necessária em algumas áreas do Texas.
EUA 2 – Em 20 de abril, a semeadura de algodão nos EUA foi registrada no mesmo nível da média de cinco anos: 11% . Na Califórnia, o ritmo avançou 20 pontos percentuais e no Arizona, 12 pp. No Texas, o índice é de 16%.
China 1 – A área plantada com algodão em 2025 será de 2,917 milhões ha , conforme pesquisa divulgada pelo Cncotton. Confirmando-se, será um aumento anual de 1,5% .
China 2 – Com o plantio de algodão atingindo 90% nesta semana, a BCO registra um avanço de 24 pontos percentuais em relação à semana anterior. No sul da China, o índice chegou a 93%.
Índia – EUA e Índia discutem acordo comercial para expansão de mercado para 19 categorias de produtos e servidos, incluindo bens agrícolas, e-commerce, armazenamento de dados e minerais.
🇧🇩 Bangladesh 1 – A Bangladesh Textile Mills Association (BTMA) formalizou ao National Cotton Council of America (NCCA) o pedido de isenção total sobre a exportação de roupas e produtos feitos com algodão norte-americano .
Bangladesh 2 – Para mostrar que priorizará as relações com os EUA, a BTMA anunciou que criará um armazém exclusivo para a pluma norte-americana.
Indonésia – A Indonésia também busca acordo com os EUA. Empresários têxteis indonésios e representantes da Cotton USA se reuniram e apoiam a decisão do governo da Indonésia de negociar com os EUA , em vez de retaliar pelas tarifas de importação.
Europa 1 – A semana foi marcada por uma extensa agenda de trabalho da Abrapa na Europa . Em pauta, a defesa do algodão na matriz têxtil mundial e a ampliação do consumo de algodão Brasileiro pelas principais marcas globais.
Europa 2 – O Reino Unido e a Europa compõem o maior mercado importador mundial de roupas e confecções , sendo sede das principais marcas mundiais. Um dos assuntos tratados foi a nova legislação europeia sobre importação de produtos.
Europa 3 – Além disso, a comitiva participou também de encontro promovido pela Apex, MRE e Mapa na Polônia com representantes das embaixadas Brasileiras em 12 países da Europa sobre estratégias de mercado para a região.
Europa 4 – A comitiva brasileira foi composta por dez representantes da Abrapa, Anea, Abapa e Ampa , que participou de agendas em Londres (Inglaterra) e Bruxelas (Bélgica).
Europa 5 – Entre as organizações visitadas, estão Textile Exchange, Make The Label Count (MTLC), Better Cotton e International Cotton Advisory Committee (ICAC) , organizações da União Europeia – além da embaixada brasileira em Londres e em Bruxelas.
Microplásticos 1 – A reciclagem química de poliéster com resíduos têxteis pode liberar quantidades significativas de microplásticos no ambiente, alertou pesquisa feita na Austrália divulgada nesta quarta (23).
Microplásticos 2 – O estudo, intitulado “Textile Recycling’s Hidden Problem”, foi desenvolvido pela Universidade de Newcastle, Australian Cotton Research Institute e Cotton Research and Development Corporation : https://bit.ly/abrapa250425
🇧🇷 Exportações – As exportações brasileiras de algodão somaram 154,3 mil toneladas nas três primeiras semanas de abril. A média diária de embarque é 8,2% superior que a registrada no mesmo mês de 2024.
Preços – Consulte tabela abaixo ⬇
Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil – cottonbrazil@cottonbrazil.com
