Abrapa esteve na Ampasul para treinamento de Inspetores de Algodoeiras de MS
Realizado treinamento de inspetores de algodoeiras de MS na Ampasul
Nesta terça-feira, 15 de abril, a Abrapa, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão realizou mais um curso de treinamento e qualificação de inspetores de Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBAs), na Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão. O treinamento é determinado pela Abrapa e certificado pelo MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Participaram do treinamento oito inspetores, de quatro algodoeiras de Mato Grosso do Sul. Segundo o Diretor Executivo da Ampasul, Adão Hoffmann, até o momento, foram realizados três treinamentos de inspetores em Mato Grosso do Sul, para 75 profissionais.
O treinamento é realizado anualmente, com o objetivo de capacitar os profissionais das algodoeiras, visando construir uma base cada vez mais sólida e habilitá-los a atestarem com veracidade de que as amostras enviadas aos laboratórios de análise, se referem ao fardo de origem. Eles ainda são responsáveis em manter as dimensões das amostras, conforme padrões estabelecidos por norma da Instrução Normativa 24 (IN24) do MAPA.

Com temas diversificados, a capacitação abrangeu aspectos técnicos e legais das UBAs; dos laboratórios de análise de HVI; do Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI) – sistema que tem a qualidade como foco, padronizando a classificação instrumental do algodão, informatizando o acesso aos dados de classificação; da legislação vigente; do Sistema Abrapa de Identificação (SAI) e de toda a operação do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro.
“Recai sobre as UBA’s (Unidades de Beneficiamento de Algodão) a responsabilidade da origem das amostras que chegam para o nosso laboratório, para análise e classificação, e ainda, ela é auditada pelo MAPA. Isso justifica a importância de manter os colaboradores, inspetores das UBA’s treinados e capacitados”, disse o Gestor do Laboratório da Ampasul, Renato Marinho de Souza.
Estiveram em Chapadão do Sul, para ministrar o treinamento de inspetores de algodoeiras, Silmara Ferraresi, diretora de Relações Institucionais e Edson Mizoguchi, gestor do Programa de Qualidade, ambos da Abrapa. “O papel do inspetor de UBA é fundamental para o Programa da Qualidade do Algodão Brasileiro. É ele quem cumpre os processos determinados pela legislação, assim como padrões de análises internacionais, que são a base para Mapa expedir a certificação. Além disso, cabe ao inspetor alimentar as informações referentes às amostras e fardos no Sistema Abrapa de Identificação (SAI) e no Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI)”, disse Edson Mizoguchi.
Fonte: Ampasul