Abrapa comemora 50 anos da Embrapa Algodão
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) celebra, nesta quarta-feira (16), os 50 anos da Embrapa Algodão, um marco que representa as conquistas e os avanços da cotonicultura brasileira. Ao longo dessas cinco décadas, a instituição tem sido uma parceira essencial no desenvolvimento de pesquisas, no aprimoramento dos sistemas de produção e na criação de soluções para o controle de pragas e doenças, o que permitiu ao Brasil alcançar uma das maiores produtividades de pluma por hectare do mundo.
Com sede em Campina Grande, na Paraíba, a Embrapa Algodão é referência nacional no setor. “O agro brasileiro tem muito a comemorar. Não teríamos avançado tanto na cotonicultura sem o apoio constante da ciência”, afirmou Marcio Portocarrero, diretor executivo da Abrapa. O Brasil se tornou líder global na produção de algodão, com variedades mais resistentes e adaptadas às diferentes condições climáticas e de solo. A Embrapa Algodão desempenhou um papel fundamental nesse processo, no desenvolvimento de novas cultivares e na adaptação dos sistemas de produção ao Cerrado, bioma que consolidou a cotonicultura brasileira, especialmente após o declínio da produção no Nordeste devido à infestação do bicudo do algodoeiro a partir de 1985.
“Devemos muito à adaptação de materiais, ao desenvolvimento de tecnologias, ao controle integrado de pragas e doenças, à melhoria da fertilidade e ao trabalho contínuo da Embrapa, que nos orientou desde o início, definindo procedimentos e promovendo encontros entre os produtores”, explicou Portocarrero.
Criada em 1975 com a missão de coordenar, planejar e executar pesquisas sobre o algodão no Brasil, a Embrapa Algodão expandiu seu portfólio de estudos para incluir outras culturas, como amendoim, gergelim, mamona e sisal. Seu foco continua sendo o melhoramento genético, o controle biológico, a biotecnologia, a mecanização agrícola e a qualidade das fibras. A unidade tem se destacado também no desenvolvimento de sistemas de produção integrados e na transferência de tecnologias para produtores de diferentes regiões do país.
A atuação da Embrapa Algodão é de abrangência nacional, com forte presença no Semiárido, Cerrado e região Sudeste, além de parcerias com outras unidades da Embrapa e com instituições do setor. A equipe da unidade opera em 11 estados brasileiros, incluindo Paraíba, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Tocantins, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.
Fonte: Abrapa