Abrapa e Anea preparam plano para melhorar a percepção internacional sobre a qualidade do algodão brasileiro
Dezenas de lideranças do setor produtivo do algodão brasileiro reuniram-se na manhã de terça (12) para debater como a qualidade da pluma nacional é percebida pela indústria têxtil global. Agora, equipes da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) elaboram um plano de ação prevendo melhorias para 2025.
Durante a reunião, foi apresentado um estudo desenvolvido pela Wazir Advisors, consultoria indiana especializada no mercado têxtil. O mapeamento foi contratado pelo Cotton Brazil, programa de promoção do algodão brasileiro em escala global. Entre os respondentes, foram consultados industriais de seis dos principais mercados importadores da pluma brasileira: China, Vietnã, Paquistão, Bangladesh, Turquia e Indonésia.
Na apresentação, o consultor Varun Vaid, da Wazir, mostrou como é a percepção internacional sobre a fibra brasileira e que demandas técnicas as indústrias têm no uso da matéria-prima. Algumas soluções foram propostas e em seguida um debate entre produtores e exportadores foi realizado para coleta de novas alternativas e insights.
“Essa reunião foi muito importante para definirmos os próximos passos que precisamos traçar para garantirmos melhorias em nosso processo de qualidade. A consultoria fez um excelente trabalho na identificação desses desafios, e agora temos subsídios para iniciarmos nosso plano de trabalho”, afirmou Edson Tetsuji Mizoguchi, gestor do programa de Qualidade da Abrapa.
A identificação dos pontos fortes e dos itens a serem melhorados vai contribuir tanto para o atendimento ao mercado doméstico brasileiro como para o posicionamento mais assertivo no mercado externo, explica Marcelo Duarte, diretor de relações internacionais da Abrapa. Do levantamento e da troca de ideias, cotonicultores e exportadores, agora, partem para a construção do plano de ação de melhorias, com foco para o ano de 2025.
O Cotton Brazil é uma iniciativa da Abrapa em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e tem apoio da Anea.
Fonte: Abrapa