Ampasul promove encontro de pilotos agrícolas especializados em combate a incêndios
Processo de metodologia e possível investimentos para difusão de melhores práticas de combate a incêndios rurais, terrestres e aéreas está sendo preparado
Levando em consideração o grande número e a intensidade dos incêndios rurais que vem ocorrendo neste ano de 2024, a utilização de aeronaves vem sendo cada vez mais necessária.
Os governos estaduais e até o federal destinaram aeronaves para combate a incêndios florestais e agricultores para áreas de plantio.
Anualmente a Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão promove ações para treinamentos e troca de experiências sobre combate e prevenção de incêndios rurais, como foi o Workshop com brigadistas, realizado em maio de 2023, com utilização até de avião agrícola em demonstração.
Neste ano de 2024, a Ampasul promoveu um encontro de pilotos da aviação agrícola, para troca de experiências na operação de combate a incêndios rurais, através de sua equipe de sustentabilidade.
Foi o encontro realizado no dia 1º de outubro, em Rio Verde (GO), na empresa Aerotexafag, uma das maiores de Goiás e especializada em pulverização rural e há 10 anos em brigada aero rural.
Com a equipe de sustentabilidade da Ampasul, participaram do encontro os pilotos agrícolas de Chapadão do Sul e região; Everton Kerber, das Fazendas Indaiá e Grupo Duch, e Flávio Patero, do Grupo Schlatter.
Preocupada com a possibilidade de novos períodos de seca intensa, a Ampasul está organizando um processo de metodologia e possível investimentos para difusão de melhores práticas de combate a incêndios rurais, terrestres e aéreas, com uso de tecnologia de pulverização.
Esta é mais uma ação do Programa Sustentabilidade da Ampasul.
O que é o Programa Sustentabilidade.
O programa cumpre a missão junto ao cotonicultor de Mato Grosso do Sul, através de visitas orientativas periódicas dos técnicos da associação nas propriedades. A avaliação de conformidade dos critérios socioambientais nas propriedades é feita através da aplicação do checklist VDP (Verificação e Diagnóstico da Propriedade), e com o objetivo de CERTIFICAR a produção de algodão, é aplicada a VCP (Verificação para Certificação da Propriedade).
O trabalho desenvolvido no Estado tem trazido ganhos diretos e indiretos ao produtor com a preservação e a melhoria da imagem socioambiental das propriedades. Cumprimento da legislação e a abertura de novos mercadores para o ALGODÃO RESPONSÁVEL DE MATO GROSSO DO SUL.
Fonte: Ampasul