Abrapa compõe reunião da Câmara Temática de Inovação Agrodigital
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) acompanhou a terceira reunião extraordinária da Câmara Temática de Inovação Agrodigital, criada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Realizada de forma híbrida, em 23 de maio, o encontro abordou diversos tópicos, desde a admissão de novos membros até projetos relacionados a créditos de carbono e logística reversa.
O diretor-presidente Marcelo Okamura, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), apresentou o funcionamento do Sistema Campo Limpo, um programa de logística reversa que, apenas em 2023, destinou corretamente 53,2 mil toneladas de embalagens vazias. Coube ao diretor do Departamento de Apoio à Inovação Agropecuária, Alessandro Cruvinel, fornecer um panorama de inovação agropecuária aos participantes.
Outros destaques incluíram a exposição do projeto “Crédito de Carbono: Originação, Estruturação e Comercialização”, apresentado por Marcos Ferronato, representante da NetWord, e a proposta de Regulamentação de Produtos Vegetais Análogos a Produtos de Origem Animal, demonstrada pelo diretor do Departamento de Fiscalização de Produtos de Origem Vegetal do Mapa, Hugo Caruso. Paulo Silveira, representante da FoodTech HUB Latam, apresentou o trabalho do Grupo Técnico, com tema “FoodTech – Sistemas Alimentares e Ingredientes Contemporâneos”.
A Câmara Temática de Inovação Agrodigital, como órgão consultivo, reúne representantes das principais entidades privadas e públicas de diversos setores. É um fórum estratégico destinado a discutir e promover a transformação digital na agropecuária, seguindo os moldes das demais câmaras setoriais e temáticas do Mapa.
Fonte: Abrapa