Abrapa reúne todas as associadas na 1ª Assembleia Geral Extraordinária de Representantes
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, conduziu a 1ª Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Representantes da entidade. Realizada virtualmente, em 22 de maio, a reunião contou com a participação de todos os membros das associações estaduais e discutiu assuntos estratégicos, como a renovação da parceria com a Better Cotton (BC), os preparativos para o 14º Congresso Brasileiro do Algodão (14ºCBA), e o andamento do Projeto Bicudo, desenvolvido em parceria com a Embrapa e outras instituições.
Desde 2013, o Algodão Brasileiro Responsável (ABR) funciona em parceria com a Better Cotton, incorporando critérios internacionais ao checklist do programa brasileiro e fortalecendo a posição do algodão nacional no mercado global. Os participantes da Assembleia discutiram os principais pontos para a renovação do acordo da parceria com a BC, uma das principais licenciadoras de algodão do mundo. “Entre eles estão o estabelecimento da proibição de desmatamento em áreas cultivadas com algodão certificado pela BC, o compromisso de redução do uso de defensivos agrícolas, a inclusão do recorte de gênero nas atividades das fazendas produtoras e o relacionamento das fazendas produtoras de algodão com as comunidades locais”, avaliou Schenkel. Foi deliberada a criação de um grupo especial para avaliar e discutir cada um desses pontos com o objetivo de avançar na renovação da parceria.
Houve também a avaliação do andamento do Projeto Bicudo, desenvolvido em parceria com a Embrapa e outras instituições. “Fomos informados de notícias promissoras com relação à obtenção de material genético resistente ao bicudo-do-algodoeiro e optou-se pela realização de uma reunião com os pesquisadores para avaliar quais serão os próximos passos”, disse o presidente.
No dia anterior, 21 de maio, a entidade realizou a 2ª sessão Ordinária do Conselho de Administração para fazer o encaminhamento das propostas que foram apresentadas na Assembleia. Entre os temas estavam o relatório final da consultoria de qualidade conduzida por Darryl Ernest para o programa Standard Brasil HVI (SBRHVI) e o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro (PQAB), além dos relatórios da safra 2022/2023 do Sistema Abrapa de Identificação (SAI) e do PQAB. Também foram discutidos detalhes do 14º Congresso Brasileiro do Algodão (14º CBA), que ocorrerá entre os dias 03 e 05 de setembro, em Fortaleza/CE.
Sucesso total
Os preparativos para o 14º CBA tiveram destaque especial na pauta da Assembleia. A expectativa é que o maior evento da cotonicultura no Brasil supere, mais uma vez, a marca de três mil participantes, de todos os elos da cadeia produtiva e da comunidade científica. A comercialização de 100% das cotas de exposição superou todas as versões anteriores. Os participantes discutiram sobre a política de comercialização de cotas extras, além da agenda científica e das plenárias dos três dias de congresso, que serão colocadas à disposição dos congressistas.