Em dezembro 26.1% das lavouras de algodão estavam plantadas
Plantio avança, mas com variação no ritmo entre os estados
O boletim de monitoramento de safra da Conab informou que, pelo menos 26.1% das lavouras de algodão já estão em campo, sendo que destes, 31.1% ainda estão em emergência.
As condições climáticas nos próximos dias serão críticas para o potencial produtivo das lavouras, uma vez que, as chuvas e as temperaturas adequadas ainda na emergência podem determinar um bom estande das lavouras.
A possibilidade é de um cenário de chuvas mais provável sobre as principais regiões produtoras de algodão do país. Embora as chuvas devam acontecer com grande irregularidade, os volumes serão suficientes para o desenvolvimento inicial das lavouras.
No Maranhão, a safra atual mostrou um salto, indo de 30% para 60% em apenas uma semana. Comparado ao mesmo período do ano passado, quando estava em 34%, o estado agora mostra um progresso superior, com um aumento superior a 10%.
No Piauí, embora ainda atrás dos números do ano anterior (40%), mostrou uma melhora significativa, passando de 10% para 25% na última semana. Essa variação representa um progresso defasado.
A Bahia, um dos maiores produtores, manteve um crescimento estável, aumentando de 66% para 72% nesta semana. Comparativamente, está ligeiramente à frente da safra passada, que registrou 71% no mesmo período.
No Mato Grosso, houve um leve aumento de 5.9% para 8.8%, apresentando valores acima dos registrados no mesmo período do ano anterior, que contava com 6%. Este crescimento, embora modesto, é um sinal positivo para os produtores da região.
Mato Grosso do Sul não apresentou variação na última semana, permanecendo em 92%. No entanto, comparado ao ano anterior (95%), pode-se dizer que o estado está progredindo em um ritmo adequado, mantendo-se quase no mesmo patamar.
Goiás exibiu um aumento contínuo, passando de 69% para 75%. Esta variação o coloca na categoria “Adiantado”, pois supera os 68% registrados no mesmo período do ano passado.
Em Minas Gerais, houve uma recuperação significativa de 54% para 68%, igualando-se ao progresso da safra anterior no mesmo período.
Analisando os sete estados, o progresso geral aumentou de 21.8% para 26.1%, ultrapassando os 23% do ano anterior. O cenário geral indica que, na média, a safra atual está seguindo um ritmo normal, mantendo-se em linha com as expectativas para esta fase do ciclo.
A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete com informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Fonte: Agrolink