CBRA conclui auditoria interna com sucesso
A equipe do Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), concluiu com sucesso a auditoria interna, realizada em 28 e 29 de setembro. O resultado atesta a robustez do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e a competência técnica do CBRA na realização de ensaios e produção de material de referência para o Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI).
Além de ser obrigatória, a auditoria realizada no CBRA pela empresa Mundo Quali avaliou os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, nos ensaios das seis principais características comerciais (Mic, UHML, UI, Str, Rd e +b). O CBRA é um dos pilares do Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI). Os demais são Banco da Qualidade do Algodão Brasileiro e a aplicação do protocolo de Verificação e Diagnóstico de Conformidade do Laboratório (VDCL).
“Tivemos participação efetiva de toda a equipe do laboratório, demonstrando que, a cada ano, os colaboradores estão cada vez mais envolvidos no processo. Estamos acreditados na norma, desde 2020, e a cada auditoria notamos um sistema mais robusto e consolidado, no entanto sempre haverá melhorias que contribuem para o seu aperfeiçoamento. É um ciclo de melhoria contínua”, disse o gestor do Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), Edson Mizoguchi.
Para a auditoria, foi convidada uma colaboradora do laboratório da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), que já atua com o Sistema de Gestão de Qualidade. “À medida que os laboratórios tenham o sistema implementado, haverá mais intercâmbio de conhecimentos com demais colaboradores que participarem desses treinamentos”, destacou o gestor.
O assistente do CBRA, Deninson Lima, explicou que a avaliação é estratégica para o laboratório avaliar a consolidação do seu sistema de gestão. “Desta forma, garantimos a reprodutibilidade e qualidade dos nossos ensaios.”
Para a auditora líder, Adelaide Rebouças, a avaliação é de fundamental importância. É o momento de checar se os processos estão sendo executados e controlados de acordo com a documentação do próprio laboratório e com os requisitos da norma. “O resultado foi excelente. O sistema de gestão do CBRA, hoje, é uma referência no que diz respeito à qualidade laboratorial e confiabilidade nos resultados emitidos”, afirmou.
Fonte: Abrapa