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Painel do Sou de Algodão na Febratex Summit falou sobre a importância da rastreabilidade na moda

Trazendo o case mais recente, com a varejista C&A, as apresentações destacaram, ainda, o papel de cada elo da cadeia produtiva e a importância do consumidor para a transformação do setor

No dia 24 de agosto, quinta-feira, Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), realizou um painel na 2ª edição da Febratex Summit, em Blumenau, Santa Catarina. Mediado por Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora geral do movimento, o tema abordado foi o Programa SouABR, o primeiro a entregar a rastreabilidade de ponta a ponta da cadeia têxtil. Os fornecedores da C&A, com Emphasis, Grupo Busato e Vicunha, estiveram presentes e compartilharam as experiências com a adesão ao programa.

Ao começar o painel, Silmara fez questão de reforçar que a rastreabilidade só é possível por meio do esforço coletivo, com todos os elos que decidiram cooperar. “Essa iniciativa não promove apenas a sustentabilidade na moda, mas também possibilita escolhas conscientes por parte dos consumidores, alinhando-se aos compromissos do varejo”, explica.

Cyntia Kasai, líder das áreas de ESG, comunicação e de investimento social da C&A, também comentou sobre o movimento do consumidor com as marcas. “Só o cliente tem esse poder de transformar. Quando ele questiona, exige e opta por um produto que faça sentido, ele está ajudando a provocar essa transformação”.

Para completar, Gabriela Ghiselini, diretora administrativa da Emphasis, explica o real motivo da importância de promover a rastreabilidade e a transparência para o consumidor. “Temos um mercado controlado e que pensa na sustentabilidade. Mas também sabemos do nosso impacto e tentamos fazer de tudo para minimizar. Para nós é muito importante mostrar que existem histórias e famílias que são sustentadas atrás da peça”.

Entrando na parte em que se falou mais sobre a produção de algodão e como funciona o armazenamento de dados do Programa SouABR, por meio da tecnologia blockchain, Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha, explicou que todo o algodão certificado ABR que recebem é direcionado para uma unidade específica da empresa. “A partir disso, todo o tecido é produzido com essa fibra e conseguimos garantir isso por meio do upload dos dados na plataforma da Abrapa”, explica.

Para finalizar, Júlio Cézar Busato, do Grupo Busato, enfatizou que toda a cadeia produtiva quando se junta em iniciativas como o Programa SouABR só traz adição para o mercado. “Nós, produtores, queremos nos aproximar e estar mais presente, gerando um ganho enorme. Não apenas para o campo, mas para toda a cadeia, inclusive para a moda brasileira”, finaliza.

Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, com 82% da safra 20/21 com a certificação ABR.

Abrace este movimento:
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Fonte: Abrapa

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ampasul

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