Brasil se firma junto à International Cotton Association (ICA)
Dados e informações relevantes para o mercado de algodão foram apresentados na 20ª edição do Cotton Dinner & Golf Tournament, evento anual da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), que ocorreu no Rio de Janeiro. O encontro reuniu todos os elos da cadeia produtiva brasileira e, ainda, representantes mundiais para debater e traçar estratégias para o próximo ano comercial.
“É muito importante que todos os elos da cadeia possam se reunir neste evento. O Brasil está se posicionando cada vez mais neste mercado com transparência e credibilidade”, disse Alexandre Schenkel, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
O presidente da International Cotton Association (ICA), Tim North, e o diretor executivo Bill Kingdon, estiverem presentes no encontro e elogiaram as estratégias utilizadas pelo Cotton Brazil na promoção da fibra brasileira. A ICA, que tem sede em Liverpool (Reino Unido), tem como principal função fornecer um fórum para a negociação, resolução de disputas e estabelecimento de padrões no comércio de algodão.
Nesta semana, os representantes da associação mundial realizam visitas aos estados de Mato Grosso e Bahia, maiores produtores de algodão do Brasil. O país é o segundo maior exportador mundial da pluma e trabalha para alcançar o primeiro lugar, nos próximos anos. Tal visibilidade deve credenciar o Brasil a receber, nos próximos anos, o evento anual da ICA. O pleito foi feito durante o evento da Anea pelas entidades.
Aliado à produção nas lavouras brasileiras, está o trabalho de promoção do algodão no mercado mundial, por meio do Cotton Brazil, marca brasileira do algodão no mercado internacional. O programa na promoção da pluma foca em nove mercados prioritários; China, Bangladesh, Vietnã, Paquistão, Turquia, Indonésia, Índia, Tailândia e Coreia do Sul. Estes países são o destino de 95% das exportações brasileiras de algodão e de 90% das exportações globais.
“Estamos engajados no programa Cotton Brasil em parceria com a Abrapa e a Apex Brasil para mostrar ao mundo as qualidades da pluma brasileira e aumentar a preferência pela nossa fibra no cenário internacional, por meio de diversas missões internacionais ao longo deste ano. O Brasil está no caminho certo para se consolidar como o principal exportador de algodão e superar os Estados Unidos, que atualmente ocupa a primeira posição. As exportações de algodão na safra 2022/2023 atingiram 1,39 milhão de toneladas”, afirmou Miguel Faus, presidente da Anea.
Fonte: Abrapa