Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

SouABR é destaque do Brasil na Better Cotton Conference

Sou de Algodão Brasileiro Responsável (SouABR), iniciativa brasileira pioneira na rastreabilidade física de roupas de algodão, foi o foco do presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, durante a Better Cotton Conference. O evento, realizado em Amsterdã (Holanda), nesta semana, debate ações de incentivo à sustentabilidade e rastreabilidade da cadeia produtiva do algodão, em escala global. Entre os temas, tópicos como agricultura regenerativa, mudanças climáticas e ações sociais.

Schenkel aproveitou sua fala, realizada ontem (21), na sessão de membros da Better Cotton para explicar o SouABR. “Apresentamos a funcionalidade e a transparência do programa. Pela etiqueta da roupa, você fica sabendo onde foi cultivado o algodão que foi usado e o caminho que ele percorreu até chegar no nosso guarda-roupa”, explica o presidente. “Isso é possível porque, no Brasil, a rastreabilidade é feita fardo a fardo, tendo como base um programa robusto de sustentabilidade, o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), desenvolvido pela Abrapa”, pontua. Atualmente, 86% da produção nacional de pluma têm essa certificação socioambiental.

O SouABR abrange os programas de rastreabilidade, sustentabilidade e promoção da Abrapa para mostrar ao consumidor final a origem do algodão utilizado na confecção da peça de roupa comprada. Lançada em 2021, a iniciativa atualmente conta com a adesão de importantes marcas varejistas brasileiras, como Reserva, Renner, C&A e Almagrino. Todas as peças rastreadas pelo SouABR empregam pelo menos 70% de algodão em sua composição. E 100% da pluma utilizada nas roupas é cultivada por fazendas com a certificação socioambiental do programa ABR. “É a rastreabilidade completa do produto. Pela leitura do QR Code, o consumidor confere informações de origem, desde a fazenda certificada ABR, passando pelo produtor ou grupo responsável, a localização georreferenciada. Além disso, é possível também verificar a fiação, malharia ou tecelagem, confecção e varejista envolvidas em todo o processo. São peças que contam a própria história”. Informa Schenkel.

Algumas das peças rastreadas pelo sistema de blockchain do SouABR foram levadas pelo presidente da Abrapa para o evento em Amsterdã. “Ao escanear o QR Code, vocês podem conferir o caminho percorrido pela matéria-prima usada nesta peça, assim como visualizar o certificado ABR da fazenda. Bem-vindos ao SouABR”, convidou Schenkel.

Better Cotton Conference. A Abrapa é uma das apoiadoras da Better Cotton Conference, que reuniu mais de 450 pessoas presencialmente e online, entre cotonicultores, grandes marcas, pesquisadores, sociedade civil e empresários, em um debate global sobre a sustentabilidade do setor frente às mudanças climáticas. O evento foi promovido pela Better Cotton, responsável pelo maior programa global de fomento a práticas sustentáveis na cadeia produtiva do algodão. Atualmente, a estimativa é de que 20% da produção global da pluma seja produzida em conformidade com a certificação da Better Cotton.

O Brasil é o principal fornecedor de algodão Better Cotton no mundo, respondendo por 42% da oferta mundial da pluma certificada na safra 2021/22. Esse grande índice de certificação socioambiental é um diferencial do algodão brasileiro junto a mercados de alto valor agregado. São países onde a demanda por produtos com origem sustentável é priorizada, como Estados Unidos e várias nações europeias.

A Abrapa é parceira da Better Cotton desde 2013, quando o programa ABR passou a operar em benchmarking com a iniciativa internacional. O apoio à realização da Better Cotton Conference ocorreu via Cotton Brazil (https://cottonbrazil.com/), programa da Abrapa, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Agência Nacional de Exportadores de Algodão (Anea), que representa a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global.

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário