Abrapa participa de 2º encontro da Série de “Diálogo Grandes Fazendas”
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) foi um dos 30 participantes da segunda reunião de 2023 da Série de “Diálogo Grandes Fazendas”, realizada online, na terça-feira, dia 16 de maio. O evento internacional é organizado pela Better Cotton Initiative (BCI), para troca de experiências sobre a produção de algodão sustentável e as boas técnicas de campo. Representantes de países como Estados Unidos, África do Sul, Uzbequistão e o time Europeu da BCI estiveram presentes. Do Brasil, além do gestor de Sustentabilidade da Abrapa, Fábio Carneiro, integraram a equipe, a convite da associação dos cotonicultores, os pesquisadores da Embrapa, Rafael Major Pitta, que é chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento e pesquisador em Manejo Integrado de Pragas da Embrapa Sinop/MT, e Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado, especialista em Manejo e Conservação do Solo e diretor-geral da Embrapa Arroz e Feijão em Goiânia/GO.
“Foi uma excelente oportunidade para trocar experiências, ouvir os desafios de outros países e o que tem sido feito para superá-los”, afirmou Fábio Carneiro. Segundo ele, um dos assuntos abordados durante a reunião foi o desafio de inserção de plantas de cobertura no cultivo do algodão. “O Brasil é referência no uso de plantas de cobertura e plantio direto. No encontro, destacamos a utilização delas para aumento da matéria orgânica do solo, proteção contra erosão, diminuição de população de nematoides e também para supressão de plantas daninhas. As principais plantas de cobertura comentadas foram crotalária, mileto e braquiária”, disse.
A Série “Diálogo Grandes Fazendas” é uma iniciativa para reunir parceiros selecionados, que trabalham em locais onde o algodão é cultivado em áreas de maior extensão. Com objetivo de promover o compartilhamento de conhecimento entre os parceiros e melhorar o apoio aos produtores, os encontros acontecem, anualmente, entre diferentes países em que a BCI tem licenciamento para o algodão. Em 2023, serão realizados quatro encontros e os temas são escolhidos levando em consideração os maiores desafios dos produtores licenciados.
Fonte: Abrapa