Abrapa participa de evento da Agroligadas no MT
O algodão percorre um longo caminho até chegar ao consumidor e para falar dessa trajetória da semente até o guarda-roupa, o diretor Executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Marcio Portocarrero, participou de evento promovido pelo movimento Agroligadas, em Cuiabá (MT). A 2ª edição do Turismo Rural do Algodão se realizou na quarta-feira (24) e reuniu diferentes públicos ligados à moda, arte e comunicação para verificar in loco a produção da fibra em uma fazenda.
A atividade se desenvolveu na fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Campo Verde, distante 133Km da capital. O grupo acompanhou a colheita, na sequência conheceu a Algodoeira Princesa, onde ocorre o beneficiamento, e finalizou com um tour por uma indústria de fiação. A presidente da Agroligadas, Geni Schenkel, destacou a importância da iniciativa que possibilitou uma imersão na produção do algodão, vivenciando o dia a dia de uma lavoura, da colheita, passando pela algodoeira e chegando à fiação, na indústria. “Estamos muito satisfeitas porque nosso objetivo foi cumprido, de levar informações sobre a cultura. Passamos informações sobe a produção do algodão para convidados que não têm contato direto com esse meio e foi visível a surpresa e satisfação que tiveram”, ressaltou Geni.
Os convidados também puderam conhecer em detalhes programas e ações geridos pela Abrapa, junto às entidades associadas e aos produtores, em prol do desenvolvimento e da promoção do algodão brasileiro. Portocarrero, em sua exposição, discorreu sobre os 23 anos de retomada do cultivo no Brasil, com ênfase na produção responsável da fibra, elencou as ações de sustentabilidade executadas pelos produtores nas fazendas, em atendimento as demandas globais do mercado. Apresentou o processo de rastreabilidade da fibra, desde a implantação até os dias atuais com os avanços ocorridos, e falou sobre a qualidade do algodão nacional. O destaque da abordagem foi o ABR – Algodão Brasileiro Responsável, o Sou ABR e o movimento Sou de Algodão, de promoção da fibra no mercado doméstico.
“É muito importante as mulheres estarem engajadas nas diferentes etapas, desde a produção até a industrialização de todos os produtos do agro. Mostrar o desenvolvimento do setor nos últimos anos e como passamos de um País importados para o segundo maior exportador, é fruto do trabalho conjunto do setor, liderado pela Abrapa”, ressaltou. O Brasil é o quarto maior produtor de algodão do mundo e o segundo maior exportador. A meta é chegar em 2030 no topo do ranking de exportação e produção.
Saiba mais sobre a Agroligadas:
Grupo de mulheres profissionais do Agronegócio. Tem como propósito conectar o campo e a cidade com verdade, ética, coragem, compromisso e amor, a partir de ações educativas e de comunicação. Objetivo é mostrar que o agro está em tudo, em todo lugar, no dia a dia de todos.
Defendem a comunicação transparente, com informação confiável, empatia e sensibilidade.
A Agroligadas é resultado da união de mulheres fortes e protagonistas, que vivem pelo Agronegócio e lutam pela prosperidade do setor.
Fonte: Abrapa