Representantes da indústria têxtil visitam fazenda de algodão no Paraná
A Acopar — Associação dos Cotonicultores Paranaenses, entidade associada à Abrapa — recebeu, em 9 de abril, um grupo de clientes da Fiação Fiasul, uma das maiores do setor do Paraná, com mais de 30 anos de atuação no mercado. Cerca de 25 parceiros, em sua maioria representantes da indústria têxtil de Gaspar (SC) e região, foram recepcionados em Toledo (PR), sede da empresa, e convidados a visitar uma lavoura de algodão no Sítio Saltinho, em Ibiporã (PR), durante a manhã. À tarde, o grupo participou do Seminário Algodão Paraná, promovido pela entidade durante a ExpoLondrina 2025.
A iniciativa de aproximar os empresários da realidade da produção algodoeira partiu do Núcleo Têxtil da Associação Comercial e Industrial de Gaspar (ACIG) e foi inspirada na Cotton Trip, promovida pela Abrapa para valorizar as particularidades da cadeia do algodão. Com base nessa experiência, decidiu-se proporcionar uma vivência semelhante, tendo a Fiasul como parceira estratégica.
O roteiro da visita técnica foi desenvolvido ao longo de dois dias e foi possível graças à articulação entre a Fiasul e a Acopar. A proposta da ação foi promover transparência, fortalecer a colaboração e criar conexões entre os elos da cadeia produtiva, destacando a importância da indústria têxtil catarinense, reconhecida nacionalmente por sua tradição e relevância.
“Esse tipo de iniciativa é extremamente importante e está alinhado com o que a Abrapa já vem fazendo: aproximar os nossos clientes, oferecendo mais conhecimento sobre a matéria-prima com a qual trabalham. Quando a fiação se conecta com a origem da fibra, o benefício é mútuo. Os clientes da fiação — como confecções e estamparias — passam a entender melhor o valor do algodão brasileiro e podem transmitir isso ao consumidor final, reforçando as vantagens de uma fibra nobre e sustentável. Esse movimento tende a fortalecer toda a cadeia produtiva”, destacou Almir Montecelli, presidente da Acopar.
A Fiasul também integra o movimento Sou de Algodão, criado pela Abrapa em 2016, com o objetivo de despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável, valorizando a fibra natural brasileira em todas as etapas da cadeia produtiva.
Fonte: Abrapa