Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Cotonicultores certificados pelo ABR na safra 2023/2024 poderão ter desconto de 0,5% em juros do Plano Safra 2024/2025

Cotonicultores com fazendas certificadas pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR – safra 2023/2024), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), já podem se habilitar ao desconto de 0,5% nas taxas de juros de custeio do Plano Safra 2024/2025. O benefício se deve ao reconhecimento do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), como elegível ao programa Brasil Agro Mais Sustentável, conforme já havia antecipado o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante o 14º Congresso Brasileiro do Algodão (14º CBA).

Para ter acesso ao desconto, os cotonicultores que se enquadram nos requisitos devem estar inseridos na plataforma Agro Brasil Mais Sustentável até o dia 30 de junho. O primeiro passo, é procurar as respectivas associações estaduais.

De acordo com o presidente da Abrapa, Gustavo Piccoli, o incentivo representa um reconhecimento direto àqueles que adotam práticas sustentáveis na produção de algodão. “Estamos comprometidos em fortalecer a posição do Brasil como referência em algodão responsável, consolidando nossa liderança como o maior exportador mundial da fibra”, ressaltou Piccoli.

Para Carlos Fávaro, o ganho financeiro é uma vantagem adicional para aqueles que demonstram compromisso com a responsabilidade social e ambiental. “O setor do algodão foi a primeira cadeia produtiva a se beneficiar dessa iniciativa, mostrando que está alinhado à visão de sustentabilidade”, afirmou o ministro, durante encontro com Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa, na última quarta-feira (12).

 O ABR

Criado em 2012, o Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) visa a padronizar e promover o aperfeiçoamento constante na gestão de recursos naturais, condições de trabalho e técnicas de cultivo nas fazendas de algodão. Na safra 2023/2024, o ABR certificou 451 unidades produtivas, com volume de 3,04 milhões de toneladas de algodão, chegando a 83% da produção nacional.

  • Passo a passo para habilitação do produtor com fazenda certificada ABR na safra 2023/2024 (exercício 2024): 
  1. Produtor: verificar a validade da certificação ABR de sua(s) fazenda(s) – Somente os produtores com fazendas que possuem a certificação do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), na safra 2023/2024, (exercício 2024), estão aptos a receber o benefício;
  2. Produtor: contactar a Associação Estadual para atualizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) – Ela é responsável pelo processo de garantir que todas as informações estejam corretas. O registro atualizado é essencial para garantir a adesão ao desconto;
  3. Associação Estadual: enviar as informações do produtor devidamente validadas para a Abrapa;
  4. Abrapa: enviar as informações recebidas da Associação Estadual para o SERPRO e comunicar a Associação Estadual sobre liberação do produtor para acesso à plataforma;
  5. Produtor: após Associação Estadual informar a liberação para acesso à Plataforma AB+Sacessar o link: https://agrobrasil.agricultura.gov.br/abs/home para aceite da inclusão, habilitando a fazenda certificada ao programa de desconto;
  6. Produtor: após acessar o link, entrar com gov.br;
  7. Produtor: após acessar o gov.br, dar o aceite no Termo de Uso e Política de Privacidade;
  8. Produtor: em seguidaclicar em “Meus Estabelecimentos Rurais”,
  9. Produtor: filtrar CPF ou CNPJ ao qual deseja ver os Estabelecimentos relacionados. Eles aparecerão na lista de Estabelecimentos Rurais, pois foram previamente cadastrados junto ao SERPRO pela Associação Estadual/Abrapa. Clique na aba Ações para habilitar o Estabelecimento desejado,
  10. Produtor: Procurar a instituição financeira para apresentação da documentação necessária de financiamento do Plano Safra (2024/2025) e verificar se o desconto está aplicado em suas operações.

 Mais informações estão disponíveis no site da Abrapa e links abaixo:

a)     Resolução do Banco Central CMN Nº 5.152, de 3 de julho de 2024: possui todas as referências para orientar os produtores a se habilitarem para pegar o incentivo.

Link: Resolução do Banco Central

b)    Programa Agro Brasil + Sustentável: possui as explicações sobre o funcionamento do programa, bem como iniciativas reconhecidas.

Link: Programa Agro Brasil + Sustentável — Ministério da Agricultura e Pecuária

c)     Plataforma Agro Brasil + Sustentável: plataforma digital onde o produtor habilita o Estabelecimento Rural para acessar o benefício.

Link: Plataforma Agro Brasil +Sustentável

d)    Site da Abrapa: página com referências detalhadas para orientar os produtores com fazendas certificadas ABR, na safra 2023/2024, a se habilitarem para pegar o incentivo.

Link:  ABR e Programa Agro Brasil + Sustentável – ABRAPA

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

Faça um comentário