Laboratório de Análise de Pluma da Ampasul está entre os três melhores do Brasil
O atual Laboratório de Análise de Pluma da Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão está entre os três melhores do Brasil, e deverá ser o segundo no País a receber o Certificado de Acreditação do Inmetro.
Ao término das ações fiscais do MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizadas nos laboratórios de classificação de pluma de algodão no Brasil, verificou-se melhoria significativa na taxa de confiabilidade do algodão de checagem da safra 2023/2024, em comparação à safra anterior.
São checadas, em rigoroso processo, as características apontadas pelos laboratórios como: micronaire, comprimento, uniformidade, resistência, reflectância e grau de amarelamento. Todos os laboratórios melhoraram, o que se torna relevante a conquista da Ampasul no topo dos melhores do Brasil.
A Ampasul carrega em sua história, frequentes investimentos em infraestrutura e capacitação de seus colaboradores que justificam suas conquistas.
Ao ser transferido para a sua nova sede, inaugurada em 2019, o laboratório foi ampliado e melhoradas suas instalações. Manteve e aderiu às inovações de equipamentos de última geração, como o HVI, utilizado para medir as características intrínsecas da fibra do algodão. O ambiente recebe rigoroso controle da temperatura, umidade do ar, entre outras exigências que são aferidas constantemente, conforme normas da ASTM-1776 e ASTM-5768, além da Instrução Normativa nº 24 do MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Além dos equipamentos e edificação dentro dos padrões estabelecidos, esses ainda passam por manutenções rigorosas e são realizados treinamentos operacionais aos funcionários, visando o máximo aproveitamento da capacidade de aferição.
Segundo o Gestor do Laboratório, Renato Marinho de Souza, o Laboratório da Ampasul está em fase final a acreditação junto ao Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Trata-se da Norma ISO/IEC-17025, que atesta a competência técnica do laboratório em emitir resultados padronizados com confiabilidade e rastreabilidade. “Será o segundo no Brasil que realiza análises comerciais de HVI a conquistar o Certificado de Acreditação”, comemora o gestor Renato.
Segundo o Presidente da Ampasul, o cotonicultor Darci Agostinho Boff, mais esta conquista dá maior confiabilidade de aferição e a certificação do laboratório junto ao Inmetro, garante ainda mais credibilidade aos laudos emitidos, contribuindo assim para maior valorização do algodão aferido pela Ampasul, conquista de mais mercado e fidelidade dos atuais compradores internos e externos. “Isso tudo reflete diretamente na sustentabilidade da cultura em Mato Grosso do Sul, além de mais geração de renda ao produtor e incremento da economia num todo”, concluiu Darci Boff.
Fonte: Ampasul