Gustavo Viganó Piccoli assume a presidência da Abrapa para o biênio 2025-2026
O presidente da Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão, Darci A. Boff assumiu cargo de Suplente do 1º Conselheiro Fiscal
Nesta quarta-feira (04), a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) deu posse à nova diretoria, que conduzirá a entidade no biênio 2025-2026. Gustavo Viganó Piccoli, produtor de algodão em Mato Grosso e ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), assumiu a presidência do Conselho de Administração da Abrapa.
A nova gestão conta com Celestino Zanella, da Bahia, na vice-presidência, além de Paulo Sérgio Aguiar e Alexandre De Marco, ambos de Mato Grosso, ocupando cargos na diretoria. Carlos Alberto Moresco, de Goiás, e Luiz Carlos Bergamaschi, da Bahia, assumem como primeiro e segundo secretários, respectivamente. Aurélio Pavinato, representando o Maranhão, e André Guilherme Sucolotti, de Mato Grosso, completam a diretoria como primeiro e segundo tesoureiros.
A cerimônia de posse foi o ponto alto da Assembleia Geral Extraordinária da Abrapa. Durante o evento, o atual presidente, Alexandre Schenkel, destacou a importância da renovação da liderança da entidade a cada dois anos, mencionando a chegada de novas gerações de cotonicultores à frente do setor. Ele também celebrou as conquistas de sua gestão, marcada pela ascensão do Brasil ao posto de maior exportador mundial de algodão, superando os Estados Unidos.
Em sua fala após a aclamação como presidente, Gustavo Piccoli enfatizou a responsabilidade e a honra de liderar a Abrapa, além de agradecer aos colegas e à equipe que o antecedeu. “Muito obrigado pela confiança de vocês. Substituir o Alexandre aqui na presidência é um grande desafio. Esta diretoria fez um trabalho exemplar, viajando o mundo para promover o nosso algodão. Quero agradecer à equipe pela dedicação e aos companheiros que aceitaram o desafio dos próximos dois anos. Conto com todos vocês”, afirmou.
A Assembleia Geral Extraordinária também teve como pauta o orçamento para 2025, a análise dos resultados dos programas e iniciativas desenvolvidos pela entidade no biênio que se encerra e a definição de estratégias para a próxima gestão. Na véspera (03), o Conselho de Administração da Abrapa realizou sua 4ª e última Sessão Ordinária do ano, na sede da entidade, em Brasília. O encontro abordou temas de interesse do setor e realizou um balanço dos avanços conquistados em 2024 nos pilares da associação: rastreabilidade, sustentabilidade, qualidade e promoção do algodão brasileiro.
Durante a reunião, o grupo recebeu uma visita especial do governador da Bahia, estado que é o segundo maior produtor de algodão do Brasil, Jerônimo Rodrigues. Ele foi presenteado pela Abapa (Associação Baiana dos Produtores de Algodão) com um quadro contendo uma foto do último dia de campo realizado no estado.
Conselho de Administração Biênio 2025-2026
- Gustavo Viganó Piccoli – Presidente
- Celestino Zanella – 1º Vice-Presidente
- Paulo Sérgio Aguiar – 2º Vice-Presidente
- Alexandre De Marco – 3º Vice-Presidente
- Carlos Alberto Moresco – 1º Secretário
- Luiz Carlos Bergamaschi – 2º Secretário
- Aurélio Pavinato – 1º Tesoureiro
- André Guilherme Sucolotti – 2º Tesoureiro
Conselho Fiscal
Titulares
- Walter Yukio Horita – 1º Conselheiro
- Thomas Derks – 2º Conselheiro
- Guilherme Scheffer – 3º Conselheiro
Suplentes
- Darci Agostinho Boff – 1º Conselheiro
- Amilton Bortolozzo – 2º Conselheiro
- Patrícia Kyoko Portolose Morinaga – 3º Conselheira
Conselho Consultivo
· João Carlos Jacobsen Rodrigues
· Arlindo Moura
· Milton Garbugio
· Júlio Cézar Busato
· Alexandre Pedro Schenkel.
Fonte: Abrapa