Sou de Algodão celebra aniversário de oito anos
O movimento tem o objetivo de promover o fortalecimento da cadeia produtiva e o consumo consciente do algodão brasileiro
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que completou 25 anos em 2024, celebra os avanços do Sou de Algodão, uma iniciativa que está completando oito anos, para reposicionar o algodão brasileiro no mercado. O projeto visa transformar a matéria-prima em uma fibra valorizada ao longo de toda a cadeia produtiva, desde o campo até o consumidor final, promovendo a moda responsável e o consumo consciente.
A história do movimento começou quando a Abrapa identificou a necessidade de ressignificar a fibra natural ao observar um cenário de estagnação no consumo do algodão no Brasil e o aumento da utilização de fibras sintéticas. Além disso, pesquisas apontaram uma falta de percepção de valor do algodão entre os consumidores. Assim, o Sou de Algodão nasceu com o objetivo de reverter essa tendência, unindo responsabilidade, rastreabilidade e qualidade.
Ao longos dos oito anos de trabalho, o movimento foi se estruturando em três pilares principais, para trabalhar e atingir todos os elos da cadeia produtiva do algodão. São eles:
Informacional
Nessa área de atuação, o objetivo é promover o conhecimento sobre a cadeia produtiva do algodão, suas boas práticas e atributos sustentáveis. Para isso, o movimento conta com iniciativas com nove universidades parceiras, por meio de aulas magnas e palestras, a Cotton Trip, que oferece visitas guiadas a fazendas certificadas para jornalistas e influenciadores, e a constante produção de conteúdo para as redes sociais e o portal do movimento.
Promocional
Por meio de iniciativas neste pilar, o movimento busca estimular o consumo de produtos feitos com a fibra e fomentar o engajamento com públicos diversos. As ações incluem: campanhas nas redes sociais; trabalho com assessoria de imprensa, para divulgar os trabalhos realizados em veículos de moda, agro, comportamento, negócios e trade; desfiles nas principais semanas de moda, como os do próprio movimento na São Paulo Fashion Week que, na edição N58, teve sua terceira participação, e na Casa de Criadores, por meio dos apoios aos estilistas parceiros, e o Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, concurso que promove jovens talentos da moda.
Negócios
Esse pilar de trabalho é uma forma de facilitar parcerias entre produtores, fiações, tecelagens, confecções e varejistas para aumentar a presença do algodão no mercado. Destacam-se as coleções Sou de Algodão lançadas em colaboração com marcas parceiras e estilistas, e o programa SouABR, que rastreia a cadeia produtiva do algodão desde a fazenda até o produto final.
Com mais de 1.600 marcas parceiras, o Sou de Algodão já distribuiu mais de 86 milhões tags que destacam o uso do algodão brasileiro. O impacto também é expressivo nas redes sociais, com mais de 345 mil seguidores e um alcance de mais de 14 milhões de pessoas.
“Olhando para o futuro, planejamos expandir as iniciativas, incluindo o licenciamento da marca Sou de Algodão para produtos e o fomento à inovação em colaboração com universidades e instituições de pesquisa. A Abrapa também busca parcerias com empresas de outros segmentos para promover o propósito responsável do algodão a públicos adicionais”, finaliza Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.
Fonte: Abrapa