Rastreabilidade e certificação socioambiental do algodão brasileiro em evidência no V Simpósio de Sementes
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) foi a convidada principal do painel sobre garantia de qualidade no V Simpósio de Sementes de Espécies Forrageiras, realizado no dia 12 de setembro em Foz do Iguaçu (PR), como parte do XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes). O evento destacou a importância da certificação socioambiental, usando o algodão brasileiro como exemplo, e explorou as oportunidades e perspectivas no mercado e na regulação. Além disso, discutiu o papel das forrageiras nos serviços ambientais, incluindo a melhoria do sistema produtivo e a recuperação de áreas degradadas, e analisou os benefícios diretos e indiretos, assim como os impactos do autocontrole na regulação do setor.
“A Abrapa foi convidada a compartilhar sua experiência na implementação do modelo de rastreabilidade e certificação, o ABR (Algodão Brasileiro Responsável), que alcançou o nível de excelência atual. Esta foi uma ótima oportunidade para que produtores de soja, milho, algodão e pecuária — que também utilizam sementes de forrageiras — compreendessem a importância da certificação e rastreabilidade na garantia da origem desses produtos”, afirmou o diretor executivo da associação, Marcio Portocarrero.
O CBSementes termina nesta sexta-feira (13), sendo considerado um ponto de referência na pesquisa e produção de sementes, atendendo às demandas atuais do setor. A programação deste ano destacou quatro simpósios: Tecnologia de Sementes Florestais, Sementes de Espécies Forrageiras, Patologia de Sementes e Análise de Sementes, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e práticas entre os participantes. Voltado para pesquisadores, agrônomos, produtores rurais, acadêmicos, representantes de empresas do setor agrícola, formuladores de políticas públicas e interessados na temática da sustentabilidade e inovação no setor de sementes, a expectativa é que o evento reúna cerca de 1,5 mil participantes até o encerramento.
Fonte: Abrapa