Gráficas homologadas para impressão de etiquetas e lacres de mala SAI passam por auditoria surpresa
De 14 a 16 de maio, a qualidade dos serviços prestados pelas três gráficas homologadas pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) para a emissão de etiquetas e lacres do Sistema Abrapa de Identificação (SAI), safra 2023/2024, passou por nova avaliação. A Solprat, empresa encarregada do monitoramento do trabalho, realizou auditorias surpresas na Grif Rótulos e Etiquetas Adesivas, Indústria Gráfica Brasileira Ltda e Rótulos Prakolar Sato. O objetivo foi acompanhar o processo de produção em cada uma das gráficas.
“Todas estão operando dentro das especificações e cumprindo as exigências necessárias”, avaliou Adolfo Chacon, consultor da Solprat. As auditorias são essenciais para garantir que todo o processo esteja alinhado com os padrões de qualidade e rastreabilidade estabelecidos pela entidade, assegurando a confiança e transparência na produção de algodão brasileiro.
“Verificamos várias evidências em relação a ferramentas, documentos e certificações, além de avaliar a produção em si. Todas as empresas demonstraram estar receptivas às exigências e sugestões”, afirmou.
As gráficas já estão em processo de impressão de lacres e etiquetas, que varia entre BOPP adesivo, vinil adesivo e vinil adesivo com ilhós. A qualidade das tags precisa estar garantida, pois possuem uma numeração única para assegurar a rastreabilidade do algodão brasileiro.
O SAI entrou em operação, nesta safra, em 25 de março, e a Abrapa prevê a utilização de aproximadamente 17 milhões de etiquetas nesta temporada, considerando a produção estimada de 3,5 milhões de toneladas de algodão no Brasil.
Implementado em 2004 como parte do pilar de rastreabilidade da entidade, o SAI desempenha um papel crucial no rastreamento do fardo de algodão, fornecendo informações detalhadas sobre a origem da produção, o produtor, certificações da fazenda, unidade de beneficiamento e qualidade do algodão, além dos resultados de HVI e laboratório de classificação.