Semeadura do algodão avança em ritmo acelerado
Conab informa que 95,3% da área total já foi semeada; Algumas lavouras já estão em formando maçãs
O recente Boletim Semanal de Progresso de Safra, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica que o plantio do algodão vem caminhando para a reta final, com 95% da área total já plantada. Mato Grosso lidera o ranking com 98,4% da área semeada, seguido por Mato Grosso do Sul e Maranhão, ambos com 100%.
No estado de Mato Grosso, a semeadura do algodão está se encerrando, marcando o fim de uma das etapas cruciais do ciclo produtivo. As lavouras neste estado estão exibindo um bom desenvolvimento, um sinal promissor para a safra atual.
Na Bahia, outro estado chave para a produção de algodão, as lavouras também estão mostrando um bom desenvolvimento. Além disso, o plantio das áreas irrigadas continua avançando.
Em Mato Grosso do Sul, as lavouras de algodão estão demonstrando um excelente desenvolvimento, com uma notável uniformidade entre as plantas. Fator é crucial para a colheita, pois influencia diretamente na eficiência e nos custos de produção.
No Maranhão, as condições das lavouras de algodão são descritas como boas, indicando um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento das plantas.
Em Goiás, o clima tem sido favorável ao desenvolvimento das lavouras de algodão, com menção específica às áreas de safrinha que ainda estão sendo semeadas. Esse período é crítico, pois as condições climáticas durante a semeadura e o desenvolvimento inicial podem afetar o rendimento e a qualidade da safra.
Minas Gerais e São Paulo também reportam boas condições para as lavouras de algodão. Em SP, especificamente, as lavouras estão em fase de formação de maçãs, um estágio importante que precede a fase de florescimento e subsequente formação das cápsulas de algodão.
– No Piauí, as lavouras seguem se desenvolvendo em boas condições.
Pelo menos 2/3 da safra do algodão está em desenvolvimento vegetativo, ainda que 18,3% ainda estão em emergência, sobretudo naquelas lavouras plantadas mais tardiamente, como na Bahia, Goiás e Minas Gerais, onde as operações de plantio estão atrasadas em relação à safra anterior. Além disso, os 1,7% em Formação de Maçãs acontecem principalmente no estado de São Paulo.
– Maranhão: Concluiu o plantio nesta semana, alcançando 100% (avanço de 10% em relação à semana passada), mantendo-se alinhado à safra anterior.
– Piauí: Mantém 100% do plantio, sem variações na semana (sem mudança em relação à semana passada), igualmente alinhado à safra anterior.
– Bahia: O plantio avançou para 83,3% (aumento de 2% em relação à semana passada), porém ainda está abaixo da safra anterior em 14,7 pontos percentuais.
– Mato Grosso: O plantio atingiu 98,4% (crescimento de 8,1% em relação à semana passada), superando o mesmo período da safra anterior em 8,4 pontos percentuais.
– Mato Grosso do Sul: Plantio em 100%, sem alterações nesta semana (estável em relação à semana passada), em paridade com a safra anterior.
– Goiás: O plantio aumentou para 90% (crescimento de 5% em relação à semana passada), porém está ligeiramente abaixo da safra anterior em 10 pontos percentuais.
– Minas Gerais: Plantio avançou para 95% (aumento de 5% em relação à semana passada), ficando 4 pontos percentuais abaixo em comparação com a safra anterior.
Fonte: Agrolink