Preço do algodão oscila nas primeiras semanas de setembro
O preço do algodão em pluma tem oscilado nestas primeiras semanas de setembro, segundo estudo do Cepea/Esalq, mas, no geral, o movimento é de alta.
Segundo pesquisadores do Cepea, a liquidez está baixa, já que compradores e vendedores estão divergentes quanto aos preços, e os poucos negócios são realizados para atender as necessidades imediatas e/ou repor estoque.
Na semana passada, a Conab indicou que a produção de algodão em pluma na safra 2022/23 pode somar 3,15 milhões de toneladas, o que seria um recorde. Assim, os estoques de passagem, em dezembro deste ano, podem ser os maiores da história, acima de dois milhões de toneladas.
Pesquisadores do Cepea ressaltam ainda que este é um fator de pressão sobre as cotações, mas, por outro lado, esse contexto deve permitir que o Brasil absorva parte do mercado internacional, que, por sua vez, deixará de ser atendido pelos Estados Unidos. Ou seja, ao longo de 2024 ou mesmo em 2025, o Brasil tem potencial para se tornar o maior exportador mundial de pluma de algodão.
Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)