Sou de Algodão promove conexão entre marcas parceiras e estudantes no Amarê Fashion
Seis empresas doaram materiais para os 10 finalistas produzirem e desfilarem suas coleções no concurso
Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, ocorreu a Amarê Fashion, um dos eventos mais importantes no mundo da moda, em Goiás. Entre as atrações, houve uma competição de estilistas promovida pelo Sebrae/GO em parceria com o SENAC/GO e as Universidades Federal de Goiás (UFG), Estadual de Goiás (UEG) e Salgado de Oliveira (Universo). Para o desfile, foram reunidas dez coleções desenvolvidas pelos finalistas, estudantes de moda, resultando na produção e apresentação de 30 looks exclusivos, sendo três de cada.
O grande destaque desta edição foi a parceria entre as instituições de ensino e marcas reconhecidas do setor têxtil, que forneceram os tecidos para a criação das peças dos 10 finalistas. O movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), conectou as parceiras Canatiba, Cataguases, Paranatex, Santista, Teray Têxtil e Têxtil Piratininga.
Das dez coleções apresentadas, três se destacaram e foram escolhidas pelo júri composto por seis profissionais renomados do mercado, sendo quatro também parceiros do Sou de Algodão, como Isa Isaac Silva, Naya Violeta, Rafael Aquino (da marca Jacobina) e Theo Alexandre (da marca Thear). Os vencedores foram premiados com uma viagem para a próxima edição da São Paulo Fashion Week (SPFW).
A aproximação do movimento Sou de Algodão com o público de moda de Goiás é de extrema importância para fortalecer a indústria têxtil local e promover a conscientização sobre a produção de algodão responsável. Além disso, o apoio da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), ajuda a unir esforços para divulgar os benefícios da fibra e sua relevância na moda contemporânea.
Para Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento, a inclusão do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores no evento é uma oportunidade única de inspirar e engajar os estudantes de moda do estado. “Dessa forma, é possível criar um espaço para a criatividade florescer e incentivar o uso responsável de matérias-primas na indústria. Essa iniciativa não apenas estimula a inovação na moda goiana, mas também contribui para um futuro mais responsável e consciente”, finaliza.
As coleções vencedoras foram:
“Zazup” – Criada pelas estudantes Rayane Aparecida e Lys Rosa da UFG, esta coleção cativou o júri com sua originalidade e estilo ousado.
“Tempo e Espaço” – De autoria do estudante Deusivan Martins da UFG, esta coleção destacou-se pela combinação única de elementos tradicionais e contemporâneos.
“Project_afromush” – Criada pelo estudante João Henrique de Oliveira da UEG, esta coleção impressionou com seu enfoque inovador na moda afro-brasileira.
Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.
Abrace este movimento:
Site: https: soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_
Fonte: Abrapa