Syngenta realiza quarta edição do One Agro e reúne 40% do PIB do agronegócio brasileiro
A Syngenta Proteção de Cultivos realizou, entre os dias 13 e 14 de junho, em Campinas (SP), a edição 2023 do One Agro, movimento que se tornou referência no setor pela alta relevância de seus debates e participantes. Em sua quarta edição, o encontro reuniu cerca de mil pessoas entre agricultores, autoridades, pesquisadores, empresários, influenciadores e jornalistas e teve como base três pilares: o agro protagonista, estratégico e sustentável; temas que nortearam os painéis do evento.
Já na abertura, os executivos André Savino, Diretor Geral da Synap, Plataforma Comercial da Syngenta; e Luciano Daher, Diretor Comercial da Syngenta, destacaram que o evento reuniu representantes de cerca de 40% do PIB do agronegócio nacional e, aproximadamente, um terço de toda área cultivada no Brasil. Aproximadamente 50% do mercado de soja também esteve no evento por meio dos participantes. Ainda durante a abertura, os participantes receberam, virtualmente, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que referenciou o One Agro como potência no que se refere ao fomento de debates essenciais para o País.
Entre as empresas que integraram esta edição do One Agro, por meio de apresentações conduzidas por seus executivos de liderança, estão o Itaú BBA, John Deere, Microsoft, MB Agro Consultoria, Amaggi, Cosan, B3, Scheffer, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Coamo Agroindustrial Cooperativa.
O agro representa cerca de 21% do incremento do PIB brasileiro, dado de destaque no discurso de Juan Pablo Llobet, Presidente da Syngenta Brasil e LATAM. O executivo pontuou os desafios atuais do mercado como, por exemplo, preços de commodities e acesso ao crédito, mas reforçou que há razões para otimismo e que o Brasil é uma potência inquestionável.
Jeff Rowe, Presidente Global da Syngenta Proteção de Cultivos, também compôs a abertura do One Agro e enfatizou: “O agronegócio brasileiro é protagonista na alimentação mundial e tem uma posição estratégica para abastecer, com eficiência, o mercado nacional e o internacional, além de ser referência em práticas sustentáveis para garantir sua competitividade e contribuir no combate às crises climáticas e ambientais”. O CEO do Syngenta Group, Erik Fyrwald, gravou um vídeo por meio do qual afirmou aos presentes que os produtores brasileiros estão liderando o mundo em termos de sustentabilidade e relembrou sua passagem no Mato Grosso, quando visitou fazendas com solo regenerado por meio do Programa Reverte, iniciativa da Syngenta em parceria com Itaú BBA e TNC (The Nature Conservancy).
Rattan Lal, Cientista ganhador do Prêmio Mundial de Alimentação 2020, foi outra presença de destaque no evento e apresentou números otimistas relacionados à agricultura no Cerrado Brasileiro, pontuando os caminhos para que o agro seja ainda mais sustentável, fortalecendo uma das prioridades globais da atualidade: a segurança alimentar. A CEO da Microsoft, Tania Cosentino, que fechou o primeiro dia de evento, apontou em sua fala que um dos pilares na busca por um planeta mais sustentável é a Inteligência Artificial, que já está acelerando as inovações tecnológicas e ajudando no combate à desigualdade e ao aquecimento global, bem como no acesso ao crescimento econômico.
O agro como protagonista
O primeiro painel, mediado por a Vera Ondei, Editora de Agro na Forbes, contou com a presença de líderes que compartilharam suas visões dentro da perspectiva do protagonismo do agro, como Antonio Carrere, CEO da John Deere, que apontou: “A maior parte do mundo não se alimenta se não houver importação de alimentos”. Após sua fala, Flávio Souza, CEO do Itaú BBA, falou que entramos em uma época de disrupção, na qual a inteligência de dados será importante. “O agro saiu de uma certa relevância para uma enorme relevância. A revolução do agro é o fato mais importante da história econômica do Brasil nos últimos 40 anos”, também destacou o executivo. Por fim, Alexandre Schenkel, Presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), disse que: “Hoje o consumidor quer saber a origem do que está consumindo. Ele se sente responsável”, reforçando, também, a relevância da comunicação em um setor tão pujante como o agrícola.
O agro como estratégico e sustentável
O segundo dia contou com a abertura de Grazielle Parenti, Diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Syngenta na América Latina e André Pozza, Diretor de Marketing da Syngenta Proteção de Cultivos. “Todos nós estamos conscientes dos desafios e do fato de que precisamos enfrentá-los de maneira proativa e construtiva”, frisou Pozza.
O painel que focou no agro como estratégico contou com a mediação de Alexandre Mendonça, Sócio-Consultor da MB Agro Consultoria, que abriu o encontro pontuando a necessidade de planejamento e olhar estratégico para o agro. Juca Andrade, Vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, dirigiu sua fala à visão de mercado, comentando sobre o índice de empresas do agro listadas na bolsa – cerca de 31 das 421 no total.
Jeff Rowe retornou ao palco no segundo dia e compartilhou conhecimentos que adquiriu ao longo de sua trajetória, como executivo e agricultor. Já Marcos Troyjo, Fellow da Universidade de Oxford e Ex-presidente do NDB, reforçou uma perspectiva populacional sobre como pensar estrategicamente é fundamental para o futuro. “Em 2050, o planeta chegará a 10 bilhões de pessoas. A questão, então, é produzir mais alimentos e como fazer isso”, frisou.
Pedro Valente, Diretor-Geral do Grupo Amaggi, falou sobre a importância da educação na construção do futuro estratégico: “Se continuarmos não exigindo programas de estado para a educação, não acontecerá nada com todas as oportunidades que temos aqui hoje. Temos tudo para entregar, mas precisamos de pessoas treinadas”, compartilhou.
A sustentabilidade pautou o painel de encerramento do evento, mediado por Sonia Consiglio, SDG Pioneer pelo Pacto Global das Nações Unidas, que apontou que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são as lições de casa da humanidade e a transição para um novo modelo de mundo. Luis Henrique Guimarães, CEO da Cosan, esclareceu que o mundo precisa do Brasil para o avanço da pauta de sustentabilidade. Airton Galinari, Presidente Executivo da Coamo, comentou: “O direito da sustentabilidade é mais do que uma questão ambiental”. Guilherme Scheffer, Sócio-Diretor Comercial, Financeiro e de Novos Negócios da Scheffer compartilhou as práticas da empresa no âmbito ESG, com ênfase para o manejo inclinado à combinação entre químicos e biológicos.
Rattan Lal retornou à plenária para compartilhar ricos conhecimentos sobre seus temas de expertise: cuidado com o solo e os recursos naturais como pilares essenciais para a sociedade. O professor finalizou sua participação no One Agro 2023 com uma afirmação enfática: “Não há vida sem solo e nem solo sem vida”.
Grazielle Parenti também encerrou o painel com um chamado essencial: “Só existe estabilidade econômica, quando há sustentabilidade econômica”. Para encerrar o evento, Juan Pablo Llobet retornou ao palco e, entre mensagens finais, destacou: “A Syngenta seguirá investindo para desenvolver inovações que auxiliarão os agricultores brasileiros na superação dos mais variados desafios, mas isso apenas não basta: investiremos também para que essas inovações efetivamente cheguem às mãos dos agricultores”, finalizou.
Inovação ao vivo
Além dos painéis realizados na plenária principal, os convidados também puderam conferir algumas atrações especiais no Innovation Park, espaço dedicado a exposições interativas variadas. Entre elas, estavam soluções da Syngenta, como o PLINAZOLIN® technology, que gerará uma família de produtos aplicáveis em mais de 40 culturas, e demais iniciativas inovadoras, como uma aeronave produzida pela Embraer, 100% elétrica e autônoma, para uso na colheita, que conta com tecnologia para mapeamento, sensores e softwares para análise de dados. O espaço também teve a presença da John Deere, com a exposição de veículos especializados para gestão de lavouras, além do Mais Agro Talks, que realizou palestras em parceria com a Embraer e a Ideelab. Os participantes também puderam degustar cafés na exclusiva cafeteria Nucoffe, iniciativa da Syngenta que visa agregar valor às práticas de manejo tradicionais, alinhando-as aos critérios ambientais e apoiando agricultores na evolução da gestão das propriedades.
No foyer do evento, os convidados puderam conferir mais informações sobre as iniciativas da Nutrade, plataforma de negócios da Syngenta, o Reverte, programa de sustentabilidade pautado pela recuperação de solos degradados em parceria com o Itaú BBA e a The Nature Conservancy, a Syde, fintech recém-lançada pela Syngenta, além da EMBRAPA, que expôs suas iniciativas sustentáveis, e da Sementes NK, mostrando aos presentes suas inovações neste mercado.
Sobre a Syngenta
A Syngenta Crop Protection e a Syngenta Seeds fazem parte do Grupo Syngenta, uma das principais empresas agrícolas do mundo. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança enquanto cuidamos do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções agrícolas inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas.
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Fonte: Syngenta