Abrapa detalha Cotton Brazil em evento da Apex-Brasil e IEL na Bahia
O programa Cotton Brazil foi apresentado, nesta quarta-feira, 29, na Bahia, ao público do lançamento do Peiex-Núcleo Especializado do Algodão. O evento aconteceu no Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), no município de Luís Eduardo Magalhães, e concentrou um grupo de produtores e representantes das áreas comerciais das empresas de cotonicultores, com interesse em aprofundar os conhecimentos nos processos de exportação da fibra.
O Peiex é uma consultoria técnica conduzida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e, para ser oferecida para aos cotonicultores, levou em conta as características específicas das transações com a commodity, que, dada a sua complexidade, acontecem majoritariamente com a intermediação de tradings.
Para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergmaschi, entender sobre o mercado e os mecanismos de comercialização de algodão pode ter impacto direto na rentabilidade do produtor. “As operações de exportação de algodão não são tarefas para amadores. Até para entregar o algodão para a trading, é preciso ter muito conhecimento de mercado”, afirmou Bergamaschi, lembrando a parceria de sucesso entre a Apex-Brasil, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), no Cotton Brazil, programa voltado à produção do algodão brasileiro no mercado internacional e que, dentre outras ações em inteligência de mercado, mantém um escritório de representação, estrategicamente posicionado, em Singapura. A iniciativa foi detalhada pelo gerente financeiro da Abrapa, Francisco Alves de Lima Júnior.
“Explicamos quais são as iniciativas, posicionamentos e destinos em que atuamos, para que os futuros qualificados possam ter uma visão geral da demanda externa, hoje concentrada na Ásia, e sobre o que tem sido feito para expandir o mercado para o algodão brasileiro”, concluiu o gerente.
Fonte: Abrapa