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Cotton Brazil bate metas e já planeja as ações para o próximo semestre

Desde que foi lançado, em dezembro de 2020, o projeto Cotton Brazil, de desenvolvimento de mercado internacional para o algodão brasileiro, vem batendo todas as metas em ações de promoção da fibra nos mercados-alvo, sobretudo na Ásia, e mesmo em incremento do valor, em dólar, movimentado com as exportações do produto. Foram US$ 3,68 bilhões, em 2022, contra US$ 3,41 bilhões no ano anterior.

Na última terça-feira, 31 de janeiro, os gestores do programa, representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) reuniram-se para apresentar os resultados e falar sobre as estratégias para o próximo semestre, quando a chamada Fase 2 da iniciativa estará concluída.

Dentre os objetivos, elencados, estão novas abordagens em comunicação – com abertura de diálogo com outros elos da cadeia produtiva no exterior – e reforço nas ações em ESG. Em 2022, com o arrefecimento da pandemia, o Cotton Brazil intensificou as ações nos mercados-alvo, com visitas e eventos em formato presencial, e trazendo, também, representantes da indústria para conhecer o modelo de produção do algodão brasileiro, marcado pela sustentabilidade e produtividade.

 De acordo com o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, o Cotton Brazil está possibilitando que o esforço empreendido pelos produtores de algodão, através da Abrapa, para fortalecer a cotonicultura brasileira, seja materializado em aumento de negócios, expansão e consolidação de mercados. “A Abrapa trabalha tendo como norte quatros compromissos, que são sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e promoção. Os três primeiros criam as condições para que possamos promover nosso algodão no Brasil e no mundo, entregando, de fato, valor”, disse Schenkel, enfatizando que este deve ser um trabalho continuado.

Eficiência e inovação

Para a gestora do projeto na Apex, Rafaela Albuquerque, o Cotton Brazil se tornou uma referência para iniciativas de outros setores, dentro da agência de fomento.  “Este é um exemplo de benchmarking a ser seguido, pela excelência na gestão, a eficiência no uso dos recursos, e a forma como as ações são estruturadas, de forma inovadora. Temos aprendido bastante ao longo desses dois anos, e, cada vez mais, utilizamos os cases da Abrapa como referência para outros projetos na Apex”, disse.

O diretor de Relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte, explica que eficiência foi a palavra-síntese das conclusões da mais recente reunião do conselho gestor.  “Entregamos resultados. Estamos empregando os recursos dentro do montante planejado. O maior valor movimentado nas exportações também atesta o êxito da estratégia. Agora, planejamos o próximo semestre, sempre subindo a régua”, afirma Marcelo Duarte, que está baseado na cidade de Singapura, para potencializar as ações de promoção na Ásia.

O presidente da Anea, Miguel Faus, endossa a fala dos demais.  “As conquistas do Cotton Brazil são inúmeras. O projeto é um grande sucesso na promoção internacional do algodão brasileiro, junto ao seu mercado consumidor. O Brasil está se consolidando como origem de qualidade, sustentabilidade e confiabilidade nestes mercados, e hoje já temos a perspectiva de abertura de um novo, no Egito, para onde poderemos exportar os volumes adicionais que ocorrerão com o aumento da safra”, concluiu.

Fonte: Abrapa

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ampasul

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