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Cotton Brazil fomenta parcerias estratégicas na Ásia com foco em qualidade e sustentabilidade

Indonésia – Cotton Brazil, o programa internacional de desenvolvimento de mercado para algodão brasileiro da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), realizou no dia 29 de novembro, seu evento Cotton Brazil Outlook em Jacarta, Indonésia, como parte da Missão comercial que levou uma delegação de cotonicultores e agentes para o país. A agenda do evento concentrou-se na promoção do algodão brasileiro exportado como sendo confiável, sustentável, rastreável e de alta qualidade. Juntamente com a garantia de melhorias baseadas em dados, a Missão comercial representa o compromisso contínuo de Cotton Brazil com parcerias na Indonésia.

A indústria global de algodão está enfrentando escassez de oferta, com o mercado asiático sendo impactado em todos os níveis, desde produtores até comerciantes. Países asiáticos como a Indonésia exigem algodão importado para suprir a necessidade doméstica. Esse aumento na demanda por algodão importado de alta qualidade abriu caminho para a ascensão do Brasil como um importante player na indústria do algodão; sendo o quarto maior produtor da fibra e o segundo maior exportador globalmente.

Nos últimos quatro anos, o Brasil mais que dobrou sua produção de algodão, com 1,3 milhão de toneladas na safra 2015/2016 aumentando para aproximadamente 3 milhões de toneladas na safra 2019/2020. Isso foi alcançado principalmente por meio do aproveitamento da tecnologia agrícola de ponta e da adoção da prática agrícola sem irrigação, presente em mais de 90% das fazendas brasileiras de algodão. Na safra 2021/2022, o país forneceu 155 mil toneladas para a Indonésia.

A Indonésia é o 6º maior importador do algodão brasileiro. Isso não surpreende devido à expansão da indústria têxtil da Indonésia, que responde por quase 7% das exportações do país; projetada em US$ 11,9 bilhões de dólares. Dentro desta indústria têxtil, o algodão brasileiro tem uma participação de mercado de 28%, representando uma das maiores importações de algodão da Indonésia. Prevê-se que essa participação aumente, com a continuidade da parceria sendo fortalecida pelo algodão brasileiro cada vez mais abundante e consistentemente de alta qualidade.

A oferta brasileira de algodão deve voltar a crescer este ano, com a Abrapa estimando que a área cultivada neste ano será superior a 1,6 milhão de hectares – um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Com o aumento da área plantada, a Abrapa prevê um crescimento de 20% na safra 2022 com uma produção de quase 2,5 milhões de toneladas, marcando a segunda melhor safra do algodão brasileiro da história.

O Brasil embarcou 1,519 milhão de toneladas no período de agosto de 2021 a abril de 2022, gerando uma receita de US$ 2,827 bilhões de dólares. O país projeta embarques totais de 1,8 milhão de toneladas para o próximo ciclo, com previsão de 2,2 milhões de toneladas para o período de 2023 a 2024.

O alto volume de algodão produzido e exportado pelo país é consistentemente de alto padrão, ao mesmo tempo em que permanece totalmente sustentável. O algodão brasileiro é certificado pelo programa ABR (Algodão Brasileiro Responsável) e licenciado pela Better Cotton Initiative (BCI), um grupo sem fins lucrativos que promove práticas agrícolas sustentáveis e a produção de algodão globalmente. Para promover o controle de qualidade em toda a cadeia de abastecimento da indústria, o algodão brasileiro também é monitorado pelo programa de controle de qualidade do algodão da Abrapa, chamado Standard Brasil HVI (SBRHVI), que realiza testes de laboratórios de classificação de algodão parceiros em todo o país e produz uma taxa de confiabilidade de teste de 97%.

Além disso, a Abrapa também desenvolveu um sistema de identificação de fardos de algodão (SAI) em que a tecnologia QR code é colocada nas etiquetas dos fardos para fornecer acesso rápido aos dados sobre qualidade, origem, classificação HVI e certificações socioambientais, garantindo a rastreabilidade dos fardos de algodão.

Lançado no final de 2020, a missão global de Cotton Brazil é promover o comércio de algodão do Brasil para os mercados internacionais e oferecer à indústria têxtil global uma produção e fornecimento de algodão confiável e de alta qualidade. Cotton Brazil busca fortalecer os programas de sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade e atender às mudanças nas demandas dos consumidores B2B internacionais.

Durante o evento e a Missão comercial, quatro pilares principais foram explorados:

  • Qualidade e Produção – que explorou a confiabilidade do programa de controle de qualidade do algodão brasileiro e quais são os principais indicadores de HVI da safra atual.
  • Sustentabilidade – que explorou o programa de certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável) e seu compromisso em garantir que a cotonicultura advenha de uma produção socialmente responsável e ambientalmente sustentável.
  • Rastreabilidade – que explorou a transparência, confiabilidade e funcionalidades da plataforma de rastreabilidade
  • Exportações – que explorou os principais desafios da oferta global e alternativas para atender à demanda de produção e abastecimento.
     

Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa, disse: “Acreditamos na utilização da mais recente tecnologia disponível na agricultura para trabalhar no sentido de reduzir os efeitos nocivos ao meio ambiente causados por práticas anteriores insustentáveis de cultivo do algodão. Ao nos concentrarmos em nossos pilares principais, podemos criar uma indústria de algodão sustentável sem comprometer a qualidade e a demanda. Por esses motivos, o algodão brasileiro tornou-se reconhecido como uma importação importante para nossos parceiros indonésios. Como eles são alguns de nossos parceiros mais leais, esperamos continuar promovendo nosso relacionamento com eles – aprendendo uns com os outros para criar um futuro ainda mais brilhante para a indústria do algodão”.

No futuro, o programa visa aumentar ainda mais a participação de mercado em seus principais países, com planos em andamento para aumentar a capacidade de produção para atender às crescentes demandas do mercado asiático. Por meio de suas atuais e futuras parcerias estratégicas e ativações de eventos, o programa continuará a conscientizar o mercado sobre a qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade do algodão brasileiro.

Sobre Cotton Brazil

Cotton Brazil é uma iniciativa liderada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA) com o apoio da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e da ANEA (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão) com o objetivo de promover o algodão brasileiro no mercado internacional.

Fonte: Abrapa

Author

ampasul

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