Algodão sustentável “invade” as passarelas
O Movimento Sou de Algodão, existe desde 2016 para estimular a moda responsável. Com vários setores da cadeia produtiva e da indústria têxtil, o movimento surgiu com o apoio da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), onde participam desde estudantes, produtores e estilistas.
Esse ano foi a vez do “algodão sustentável” estrear nas passarelas do São Paulo Fashion Week (SPFW), um dos maiores eventos de moda da América Latina. A proposta do desfile é valorizar a matéria-prima cultivada de forma responsável e mostrar que o algodão vai muito além do “básico”.
Ao todo, são 37 empresas parceiras do Movimento Sou de Algodão entre grupos de tecelagens, malharias e fiações. A cenografia do desfile, irá mostrar as diversas fases da lavoura por meio de projeções, além de tecidos de algodão para revestir a passarela.
O Brasil é o quarto produtor e segundo exportador mundial de algodão. Para 2023, o plano da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) é alcançar 1,7 milhão de hectares.
Fonte: Agrolink