Ampasul leva mais de trinta pessoas ao 13º CBA em Salvador
Presidente da ABRAPA, Júlio Cesar Busato disse que em dez anos o Brasil será o maior exportador de algodão do mundo
Nesta terça-feira, 16 de agosto teve início o 13º CBA, Congresso Brasileiro do Algodão, em Salvador (BA). O evento promovido pela ABRAPA, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, ocorre no Centro de Eventos Antônio Carlos Magalhães com mais de 2.500 pessoas inscritas, entre produtores, técnicos, palestrantes e representantes das associações estaduais dos produtores de algodão. Ainda estão na Bahia, participando deste CBA, personalidades de treze países africanos, seis da América Latina e um representante dos países asiáticos.
A Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão preparou e apoiou uma comitiva de mais de 30 pessoas que estão na capital baiana participando do 13º CBA, o maior evento brasileiro da cotonicultura.
Estado importante produtor de algodão, Bahia sedia o evento que está apresentando palestras com os mais relevantes temas da cotonicultura, entre técnicas agrícolas, inovações e mercado. A abertura oficial do evento contou com a participação do Presidente da ABRAPA, Júlio Cesar Busato, do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, do Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Leonardo Bandeira, entre outras autoridades.
Segundo o Diretor Executivo da Ampasul, Adão Hoffmann o CBA vai além da troca de conhecimentos, ele representa oportunidades de relacionamentos que fortalecem os atores desta que é uma das mais importantes culturas do agro brasileiro.
Durante a solenidade de abertura, o Presidente da Abrapa, Júlio Cesar Busato disse que Brasil, que antes era um importador de algodão, passa a ser o maior exportador do mundo nos próximos dez anos, com 4 milhões de toneladas, graças à força de trabalho e dedicação dos cotonicultores. O Brasil diminuiu a área de algodão, após os anos oitenta e conseguiu aumentar significativamente a produção, passando de 800 mil toneladas para 1,3 milhões e em seguida para 1,6 milhão de toneladas, disse Busato . “A grande maioria dos nossos agricultores eram pequenos e hoje são empresários, responsáveis pelo grande desenvolvimento do Brasil”, concluiu o presidente Júlio Busato.
O 13º CBA segue até a quinta-feira, 18 de agosto, quando ocorre um grande evento de confraternização para encerramento dos trabalhos.
Fonte: Ampasul