treinamento_abrapa
05/05/2022 15:00 • Notícias
Treinamento de incerteza de medição para laboratórios de análise reuniu profissionais da cadeia do algodão

Profissionais dos laboratórios credenciados no programa Standard Brasil HVI (SBRHVI) participaram recentemente do treinamento de incerteza de medição de análise de algodão por instrumento, realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e pelo Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA). O curso, que se realizou na modalidade virtual, faz parte do terceiro pilar do SBRHVI e é um dos requisitos para a implantação de um sistema de gestão de qualidade baseado na norma NBR ISO IEC 17025.

Por conta da importância e da complexidade do tema, os organizadores realizarão a atividade em duas partes. Sendo que essa primeira, ocorrida no dia (26\04), serviu para o alinhamento dos conceitos e definições, familiarização com os termos, identificação dos componentes de incerteza de um ensaio de análise de algodão, além da importância e abordagem da NBR ISO IEC 17025. A condução dos trabalhos foi feita pelo engenheiro Cesar Leopoldo de Souza.

A segunda etapa está prevista para o mês de novembro, na forma presencial, nas dependências da Abrapa e com transmissão online. A temática da próxima edição do treinamento será o cálculo da incerteza de medição de análise de algodão por instrumento. Entre os tópicos a serem abordados,  estão o cálculo da incerteza de medição nas características micronaire, resistência e comprimento UHML, índice de conformidade, grau de reflexão e grau de amarelamento, com base no estudo de caso do CBRA.

Confira os laboratórios HVI que participaram do treinamento: 

  1. AGOPA
  2. AMPASUL
  3. ABAPA
  4. AMIPA-MINAS COTTON
  5. UNICOTTON
  6. COOPERFIBRA
  7. PETROVINA
  8. KUHLMANN SORRISO
  9. KUHLMANN RONDONOPOLIS
  10. KUHLMANN CAMPO NOVO DO PARECIS
  11. KUHLMANN SAPEZAL
  12. KUHLMANN LUCAS DO RIO VERDE
  13. EMBRAPA (CONVIDADO).

Fonte: Abrapa