ampasulzalgodyozms
14/11/2016 16:20 • Notícias
ICAC divulga declaração final da 75ª Reunião Plenária realizada em Islamabad

A International Cotton Advisory Commitee (ICAC) ou Comitê Consultivo Internacional sobre Algodão, encerrou a 75a Reunião Plenária "Dinâmicas Emergentes no Algodão: Aumentando a Sustentabilidade na Cadeia de Valores do Algodão" com a publicação da tradicional declaração final. A reunião ocorrida em Islamabad, no Paquistão, foi concluída, no início deste mês, com a presença de 378 pessoas, sendo 14 países membros e quatro não membros, e quatro organizações internacionais. O comitê, que se reúne desde 1939, discutiu questões atuais e importantes inerentes à cotonicultura mundial.

Entre as conclusões obtidas, ao final do encontro, e que compõem a Declaração Final da 75ª Plenária do ICAC estão assuntos como a demanda de algodão no mundo e sua produção atual, a concorrência do poliéster, os desafios da indústria têxtil, os custos de produção, a redução do uso da água para produzir o algodão, as mudanças climáticas, que afetam todo o planeta, a necessidade de garantir a sustentabilidade na produção, o uso da biotecnologia na cotonicultura, entre outros assuntos.

Na reunião, a reflexão a respeito da demanda por algodão e a produção atual levou à conclusão de que o setor precisa manter os investimentos. A redução dos estoques mundiais é significativa e tem relação direta com uma produtividade menor causada, principalmente, pelas pragas no campo e mudanças no clima. Outro ponto, que faz parte do documento, é uma reflexão a respeito do uso do poliéster. O produto é considerado o maior concorrente do algodão.

Diante dessa ameaça constatada, caberá à indústria têxtil superar os desafios. Já os produtores, por sua vez, devem superar outros desafios como o uso da água e da energia, e buscar "novas ideias criativas" – como expressa o documento. A questão fitossanitária foi outro ponto discutido e que se tornou parte da declaração. Segundo o comitê, é necessária uma maior harmonização de medidas fitossanitárias entre os países produtores e compradores de algodão. A próxima plenária está agendada para outubro de 2017, no Uzbequistão.

Leia abaixo a Declaração Final da 75ª Plenária do ICAC, em português, na íntegra:

Clique aqui.

 

Fonte: Abrapa