tabela_evolucao_precos_algodao_abrapa
22/01/2021 17:10 • Notícias
Confira - Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

Algodão em NY - Preços de algodão mantiveram-se na crescente esta semana em NY.  O contrato mar/21 fechou nesta quinta em 82,57 U$c/lp, com alta de 1,7% na semana.

 

- Altistas 1 - Grande parte do suporte para a alta vem dos números divulgados semana passada no relatório de oferta e demanda do USDA de janeiro. No relatório, o órgão reduziu os números safra americana 20/21 bem abaixo das estimativas divulgadas ao longo de todo ano passado.

- Altistas 2 - A seca no Oeste do Texas também tem dado suporte às altas. O fenômeno La Ninã está previsto para terminar em março, entretanto ainda há incertezas pelos especialistas.

- Altistas 3 - Fortes altas nos mercados de ações globais impulsionados pela expectativa do pacote de quase 2 trilhões de dólares anunciado pelo novo presidente dos EUA, Joe Biden.

- Exportações - Foram exportadas 23,4 mil tons de algodão na segunda semana de Janeiro. No acumulado, as exportações do mês já somam 180,4 mil tons.

- China 1 - A China divulgou esta semana dados que mostram crescimento econômico em 2020 de 2,3%. O gigante asiático foi a única grande economia que fechou o ano no positivo em 2020.

- China 2 - Segundo a Cottonchina, o pior surto de COVID-19 em meses no país despertou preocupação no mercado. Cidades nas províncias de Hebei, Heilongjiang e Jilin impuseram "lockdowns" a milhões de cidadãos e iniciaram programas de testes em massa nas regiões mais afetadas.

- Cotton Brazil – Aconteceu nesta quinta-feira, 21, na Índia a 1ª edição do Cotton Brazil Outlook, uma série de eventos virtuais promovida pela iniciativa Cotton Brazil. O encontro desta semana apresentou as inovações e diferenciais do algodão brasileiro. Lideranças do setor juntamente com o Embaixador do Brasil na Índia representaram o Brasil junto a empresários do ramo têxtil indiano.

- India – Apesar de ser o maior produtor mundial de algodão, a Índia é também um dos 7 maiores importadores globais da fibra, com demanda por algodão livre de contaminação (como o brasileiro).

- India 2 - O Brasil ainda participa muito pouco do mercado Indiano, pois nosso produto é pouco conhecido, temos uma logística pior e até pouco tempo atrás não exportávamos nos 12 meses do ano.

- Agenda – Na próxima segunda teremos webinares Cotton Brazil Outlook no Vietnã (25/Jan) e Coréia do Sul (27/Jan).  Todos os eventos internacionais têm contado com apoio das Embaixadas do Brasil nos respectivos países.

- Beneficiamento 19/20 - A Abrapa informou que o beneficiamento da safra 2019/20 de algodão no Brasil está praticamente encerrado (99%), com Mato Grosso (99%) e Maranhão (82%) ainda por finalizar.

- Plantio 20/21 - Números até ontem: Mato Grosso: 16%; Bahia: 89%; Goiás: 77%; Minas Gerais: 86%; Mato Grosso do Sul: 97%; Maranhão: 78%; Piauí: 100%; São Paulo: 93%; Tocantins: 89% e Paraná: 100%. Média Brasil: 36% semeado.

- Preços - A tabela acima mostra os últimos movimentos de preços, índices e câmbio que impactam o mercado de algodão.

Fonte: Abrapa