abertura_caravana_embrapa_fertbrasil
12/05/2022 17:30 • Notícias
Caravana FertBrasil debate fertilidade com equilíbrio químico, físico e o biológico do solo

A Caravana Embrapa FertBrasil passou por Chapadão do Sul, segunda e última cidade de Mato Grosso do Sul, antes de partir para o Estado de São Paulo.

Após abrir a caravana, que vai percorrer as principais regiões produtoras do Brasil, esteve em Chapadão do Sul, na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, em mais uma rodada de palestras e debate com os participantes.

o evento ocorreu no Centro de Eventos da Ampasul, com expressiva participação de produtores, representantes de entidades ligadas ao agro, técnicos e gerentes de fazendas. Foram mais de 200 inscritos que lotaram o local com participantes de várias cidades da região e até de Goiás.

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Embrapa e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer e da Rede ILPF e apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além dos parceiros locais.

Durante a abertura dos trabalhos, o Presidente da Ampasul, Darci Boff, o Presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen e o Presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul deram as boas-vindas a todos e destacaram a importância das discussões e da troca de experiência que a Caravana Embrapa FertBrasil proporciona.

Em Chapadão do Sul foram cinco palestras que abordaram o planejamento, o uso eficiente dos tradicionais e dos novos fertilizantes, insumos modernos e biológicos, além de tecnologias sustentáveis de manejo agrícola para proteção do meio ambiente.

O uso racional dos fertilizantes químicos e biológicos contribuem para a melhoria do solo, a sua sustentabilidade, a proteção do meio ambiente, o aumento da produtividade no campo.

Para o diretor da Caravana Embrapa FertBrasil, supervisor da Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Sérgio Abud da Silva, estamos em mais um momento de transição, com a utilização de tecnologias que promovem o equilíbrio químico, físico e biológico do solo. Esse momento é de muito estudo, pesquisas e transferência de conhecimentos para se chegar ao equilíbrio do solo e o aumento da produtividade.

Para o Chefe Geral da Embrapa CPAO, de Dourados, Pesquisador Harley Nonato de Oliveira, diante do conflito na Ucrânia e outros fatores que influenciam diretamente na comercialização dos fertilizantes, o momento é de reflexão e pesquisas para o uso do importante insumo.

O pesquisador Dr. Geraldo Lamas disse que diferentes culturas exigem formulações e dosagens específicas, além de análises de solos que as indiquem.

Após as palestras, os participantes tiraram suas dúvidas, trocaram experiências e deixaram suas contribuições registradas para a Caravana Embrapa FertBrasil.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)