abrapa_logo_abrapa
12/05/2022 16:35 • Notícias
Abrapa: Anvisa reavalia uso do Carbendazim

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de reabrir o processo de avaliação de uso do Carbendazim abre a possibilidade de manter o produto por mais um tempo em uso pelo setor. A decisão ocorreu durante reunião da diretoria colegiada do órgão, recentemente.

Para o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, a reavaliação do Carbendazim deve ser feita pela Anvisa, como ocorre em diversos países do mundo, seguindo os ritos estabelecidos pelo próprio órgão. "Ouvindo o Mapa, que além de ser o órgão registrante é, em última análise, o órgão federal que tem condições de dimensionar as consequências da retirada desse ingrediente ativo do mercado, avaliando as possíveis alternativas para a sua substituição, considerando os usos aprovados, foi acertada e está de acordo com as normas editadas pela própria Anvisa, Lei 7.802/89 e Decreto 4.074/02" afirma Busato.

A Abrapa vem trabalhando com o propósito de garantir e avançar em ações de sustentabilidade, apoiando a implantação de biofábricas nas fazendas para a produção de microorganismos, como bactérias ou fungos para o controle de pragas e doenças e necessários à política de substituição de produtos químicos.

Fonte: Abrapa